quinta-feira, 5 de maio de 2011

Atuação no pré-sal

Atuação no Pré-Sal

Tudo começou com uma ideia de quem acreditou
que não existem barreiras, existem oportunidades.
Temos um horizonte ainda melhor pela frente.

As descobertas no Pré-Sal nos elevam a um novo patamar de reservas e produção de petróleo, em posição de destaque no ranking das grandes empresas de energia. Com a experiência adquirida no desenvolvimento de campos em águas profundas, nossos técnicos estão preparados, hoje, para desenvolver as acumulações descobertas no Pré-Sal.
Para isso, já estão promovendo adaptações da tecnologia e da logística desenvolvidas pela empresa ao longo dos anos. A meta é alcançar, em 2017, produção diária superior a 1 milhão de barris de óleo nas áreas do Pré-Sal em que operamos.

Segurança

Criamos em 2000 o maior programa de segurança já implantado no Brasil. O Pegaso (Programa de Excelência em Gestão Ambiental e Segurança Operacional) desenvolveu tecnologias em segurança, meio ambiente e saúde, gerenciamento de riscos e outros. Com isso, modernizamos as instalações de todas as empresas do nosso sistema até 2003.
Na fase construção de um poço, tomamos diversos cuidados. A equipe é treinada e atualizada nas operações de controle das operações no poço com cursos de certificação reconhecida internacionalmente pelo International Association of Drilling Contractors (IADC). Os treinamentos envolvem uso de simuladores no campo e em sala.
Para nossas perfurações em águas profundas, utilizamos um sistema adicional para acionamento do BOP (Blowout Preventer), através de sistema acústico, complementando os sistemas que são aplicados em outros países.
Além da prevenção, aprimoramos nosso sistema de contingência. Com investimento de R$ 100 milhões, mantemos dez Centros de Defesa Ambiental em pontos estratégicos de operação. Cada centro possui lanchas, balsas, recolhedores de óleo, dispersantes químicos e outros equipamentos.
A Petrobras conta também com 13 bases avançadas desses centros, além de três embarcações equipadas com recursos necessários para agilizar e tornar mais eficaz a resposta em caso de vazamentos de óleo. Mantidas de prontidão no litoral brasileiro, essas embarcações permanecem tripuladas 24 horas por dia, e cada uma delas é apta a recolher até 300 mil litros de óleo por hora do mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário